Ambientes computacionais
Tema: Programação
Tópicos:
- Algoritmo (Ex.: receitas, matemática...)
- Programa
- Bug/Debugging
- Estruturas de controlo
- Sequencial
- Condições/ Decisão/ IF/ SE
- Ciclo/ Repetição
O que é Algoritmo?
Em ciência da computação, um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema.
Exemplos:
MATEMÁTICA- conjunto ordenado e finito de processos necessários para efetuar um
cálculo.
INFORMÁTICA- conjunto de operações, sequenciais, lógicas e não ambíguas, que, aplicadas a um conjunto de dados, permitem encontrar a solução para um problema num número finito de passos.
O que é um Programa?
Um programa de computador ou programa informático é um conjunto de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador.
O que é um Bug?
É a falha, ou erro em um programa computacional, que o impede de se comportar como pretendido. A maioria dos erros são causados por algum trecho de código inválido dentro do programa. Erros ou bugs mais graves podem fazer com que o programa deixe de funcionar ou impeça a solicitação de um determinado serviço.
https://www.patrocinioonline.com.br/noticia/o-que-e-um-bug-2532.html
O que é Debugging?
Debugging é o processo de encontrar e reduzir defeitos num aplicativo de software ou mesmo em hardware. Erros de software incluem aqueles que previnem o programa de ser executado e aqueles que produzem um resultado inesperado.
Estruturas de controlo:
-Estrutura Sequencial:
Em ciência da computação, uma estrutura sequencial é uma estrutura de desvio do fluxo de controlo presente em linguagens de programação que realiza um conjunto predeterminado de comandos de forma sequencial, de cima para baixo, na ordem em que foram declarados.
-Condições/ Decisão/ IF/ SE
Estrutura de seleção é uma estrutura de desvio do fluxo de controlo presente em linguagens de programação que realiza diferentes computações ou ações dependendo se a seleção é verdadeira ou falsa, em que a expressão é processada e transformada em um valor booleano. Nas linguagens de programação, usamos as palavras em inglês para expressar uma estrutura de seleção, como if, else if e else.
-Ciclo/ Repetição
Permite que uma sequência de comandos seja executada rapidamente até que uma determinada condição se interrupção seja satisfeita.
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